Blog

Editora Solar dos Livros
Dando voz aos nossos autores

Como escrever bem – parte 1

Rosa Olher

Aqui começo uma série de pequenos textos com o objetivo de ajudar os “novos autores” ou autores iniciantes a escreverem bem.

Assim como todo texto é constituído de voz autoral, ou seja, da subjetividade de QUEM fala, é importante que o tema ou problemática da discussão também se alinhe ou remeta a um determinado contexto.  Contudo o contexto, por sua vez, é construído através das narrativas dos personagens criados ou desenvolvidos no estágio de produção do texto. As narrativas, entretanto, são compreendidas, interpretadas e visualizadas com base no TEMPO e no ESPAÇO, onde a ação se desenrola no momento que ela acontece. Todos esses elementos são fundamentais para que um texto seja bem escrito e/ou mais estruturado, além, obviamente, da observação das regras gramaticais e linguísticas, o COMO falar a língua, neste caso, como se expressar na e da língua portuguesa.

Seguem algumas dicas simples para iniciarmos nosso “diálogo”:

Primeiramente, tenha claro em sua mente que a escrita deve compreender três fases básicas: pensarescrever e revisar.

Pensar:  comece definindo sobre O QUE exatamente você quer escrever. Organize ou planeje mentalmente suas ideias para, só então, começar a se expressar por meio da escrita. A boa verbalização contribui sobremaneira para a comunicação, seja ela, oral ou escrita, pois verbalizar significa transformar ou converter em “verbo” seus pensamentos. Outra dica importante durante seu “planejamento mental” é definir seu público, ou seja, focar no tipo de leitor desejado. Imagine e visualize seu leitor (público em geral, alguma faixa etária específica, gênero?) Isto contribui muito para um melhor resultado do texto que é sua recepção.

Escrever – tornar concreto aquilo que é abstrato, isto é, transformar pensamentos em “verbo”, em palavras. Uma linha simples de raciocínio é aquela em que você começa expressando a ideia geral, pois assim, você situa seu leitor na temática do texto a ser criado. Relaxe e deixe as palavras fluírem, de forma que seu texto vá se “construindo” por si só, através do envolvimento dos personagens e das suas respectivas narrativas. Este é seu momento criativo e produtivo. Momento da produção. A experiência e o tempo podem te ajudar a desenvolver suas próprias estratégias de escrita.

Revisar – uma dica muito importante é desconectar-se do texto após sua conclusão e, só retomá-lo algum tempo depois para reler, fazer as alterações que você considera necessárias, para obter um texto mais fluido e palatável. O que realmente importa é o resultado final e não o jeito que você o alcançou. Este momento é fundamental para que você se torne um observador do seu texto, esteja atento à coerência (gramatical e textual), bem como visualize o resultado e os efeitos que o texto vai produzir no seu leitor. Desta forma você conseguirá atingir suas metas, aquelas traçadas no primeiro estágio: pensar, organizar suas ideias; reveja o processo criativo e produtivo do segundo estágio: escrever. A revisão é também um momento reflexivo importante para seu aprimoramento como autor.

Dito isto, leia bastante, estude sua língua e seja objetivo para se comunicar com “seu” leitor.

Retornarei em breve com dicas mais pontuais sobre questões gramaticais e linguísticas.

Gostou? Que tal Compartilhar

2 thoughts on “Como escrever bem – parte 1

  1. Maria de Fátima Nunes disse:

    Boa tarde, estou começando a adentrar no mundo da escrita e para isto estou me abalizando e fazendo vários cursos com este enfoque. Suas dicas com certeza vão acrescentar muito para meu crescimento. Gratidão!!!Bjsss

    1. Olá Maria de Fátima. Agadecemos seu contato. Fique certa de que estaremos sempre publicando artigos com dicas para escrever melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quando usar a vírgula

Rosa Olher Separar termos da mesma função sintática. Ex: Doei a ele um relógio, uma camisa e um terno. Isolar

Eleanor Rigby – Final

Autora: Amanda Kraft No capítulo anterior, Eleonor influencia o menino de olhos caídos a contar sua estória através de uma

Quando usar a vírgula

Rosa Olher Separar termos da mesma função sintática. Ex: Doei a ele um relógio, uma camisa e um terno. Isolar

Eleanor Rigby – Final

Autora: Amanda Kraft No capítulo anterior, Eleonor influencia o menino de olhos caídos a contar sua estória através de uma

Eleanor Rigby – Capítulo 4

Autora: Amanda Kraft No capítulo anterior, Eleanor recebe ajuda do Padre Mckenzie, que a acolhe em sua igreja, arranjando-lhe trabalho.

Eleanor Rigby – Capítulo 2

Autora: Amanda Kraft No capitulo anterior, Eleonor observa as pessoas ao seu redor, sentindo-se invisível. Ninguém presta atenção nela, enquanto

Carrinho

fechar

Minha Conta

fechar

Sidebar
Usamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.